PANDEMIA

Comitê Científico do Nordeste recomenda proibição de réveillons em Alagoas

Alagoas apresenta indicadores de risco pandêmico e epidêmico de moderado a baixo
Por Bruno Fernandes 03/12/2021 - 16:40
Atualização: 03/12/2021 - 16:45

ACESSIBILIDADE

Ascom Sesau
Técnicos com equipamento utilizado em exame para detecção do coronavírus
Técnicos com equipamento utilizado em exame para detecção do coronavírus

O Comitê Científico do Nordeste recomendou nesta sexta-feira, 3, por meio de seu boletim, que Alagoas e os demais estados do Nordeste não realizem festividades de final de ano e do Carnaval, além de intensificar a vacinação contra a covid.

De acordo com o documento, Alagoas apresenta indicadores de risco pandêmico e epidêmico de moderado a baixo, por isso deve “cancelar a realização das festividades de final do ano e do Carnaval que possam gerar aglomerações, pois estas intensificam a transmissão do vírus e resultam em nova onda da pandemia”.

Ainda segundo o boletim, a ocupação de UTIs é de 20% e com estabilização da demanda de quantidade de leitos total e cobertura vacinal em 51,4% com 2a dose.

“A pandemia existe e deve ser considerada, portanto, ainda não existe segurança sanitária para quaisquer atividades presenciais sem protocolos de distanciamento, proteção e testagem, principalmente, em grandes aglomerações como as de final de ano e carnaval”, recomenda o documento.

Vale ressaltar que na última quarta-feira, 1, o Ministério Público do Estado de Alagoas recomendou que os prefeitos dos 102 municípios alagoanos não façam festas de réveillon por conta da Covid. A força-tarefa de Combate e Enfrentamento à covid-19 do órgão direcionou a recomendação à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para que oriente os gestores municipais.

No documento, a força-tarefa argumenta que o surgimento do variante ômicron do coronavírus exige adoção de medidas de segurança como evitar aglomerações, e que ao menos 13 capitais brasileiras anunciaram cancelamento total ou parcial das festas de réveillon, mesmo com internações e óbitos por Covid em patamares estáveis.

Contrariando a recomendação, a prefeitura de Maceió anunciou que as festas de réveillon estão mantidas. O Município justificou a decisão tem como base a redução de novos casos de Covid e o avanço da vacinação.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato